18 OUT 2024
SAÚDE
Conclusão de nova etapa da requalificação da UPA JK promove ampliação e melhorias no atendimento

Uma nova etapa da requalificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) JK foi entregue nessa quinta-feira (17/10), e contou com a visita da prefeita de Contagem, Marília Campos. A unidade passa por uma verdadeira transformação, com mudanças que ampliam e oferecem ainda mais qualidade no atendimento ao usuário do SUS Contagem.

“É um grande avanço essa requalificação da UPA JK e a gente vai continuar com as reformas, melhorando também a área de internação. Isso é o investimento que a gente faz na saúde, na expectativa de garantir mais acesso e melhor qualidade no atendimento à população”, afirmou Marília Campos.

Quem busca atendimento na UPA JK já percebe as mudanças ao chegar na unidade, com a nova fachada em ACM (alumínio composto) e cobertura de vidro na entrada principal, oferecendo mais conforto no embarque e desembarque dos usuários, além de estabelecer um padrão de fachada mais moderno e sustentável para a rede de urgência e emergência da cidade.

A recepção também foi toda reformada, contando, agora, com uma “espera verde” e “espera amarela”, climatização, wi-fi grátis, dois banheiros novos, guichês de acolhimento e atendimento, três consultórios para teleconsulta e outros três para triagem. Foi implantada uma sala de medicação rápida, com 15 poltronas e dois leitos, além de uma de vacina e coleta de exames. “Isso agiliza o atendimento e diminui o tempo de espera para os usuários. Hoje, na média, em uma hora e meia o paciente chega, passa pela triagem, consulta e, se não precisar de observação, já é liberado”, explicou Mac Dowel de Araújo, gerente da unidade.

A UPA JK conta, ainda, com uma sala de observação, com 15 poltronas e cinco leitos, para acolher os pacientes que necessitam de cuidados. Os consultórios também foram reformados, para oferecer maior comodidade aos pacientes e melhores condições de trabalho para os profissionais.

Além das melhorias na estrutura, o projeto prevê a modernização dos equipamentos, revisão dos processos e capacitação contínua dos profissionais, impactando positivamente no atendimento. A nova estrutura permite um fluxo mais organizado e ágil, melhorando a experiência dos usuários, como afirmou Elizabeth Gonçalves Medeiros, que tinha acabado de ser atendida na unidade: “Essa UPA está uma maravilha, parecendo clínica particular”.

“Acredito que Contagem está ganhando um novo padrão de serviço em saúde, o melhor que se possa pensar, em um nível nacional, inclusive. Estamos muito felizes com isso e precisamos agradecer à Secretaria Municipal de Saúde e o apoio do governo federal por destinar os recursos necessários para fazer todas as intervenções”, ressaltou Eduardo Penna, diretor-geral do Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA).

Para o secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões, a UPA JK representa um padrão que será aplicado nas demais unidades. “A gente está fazendo um projeto de requalificação das UPAs e isso abrange melhorar o processo de trabalho, o acolhimento, a humanização e, também, a estrutura física. Nesse sentido, a UPA JK é o nosso cartão de visitas”, afirmou.

UPAs Vargem das Flores e Ressaca

Na UPA Vargem das Flores, em Nova Contagem, serão entregues, em breve, a nova sala de medicação, dois banheiros na observação masculina, a cobertura e o novo acesso de ambulância, além da nova fachada em ACM. Recentemente, já foram inauguradas a nova recepção, quatro banheiros novos, três consultórios de triagem e dois consultórios para atendimento on-line.

Já na UPA Ressaca foram finalizadas as salas de observação pediátrica, masculina e feminina, os novos banheiros, a recepção e guichês de atendimento. Além disso, dois abrigos de resíduos sólidos e hospitalares foram construídos, a fachada em ACM e a cobertura de vidro estão sendo implantadas. O novo acesso de emergência e o refeitório também serão entregues em breve.

Novas Unidades em construção

A obra da nova UPA Petrolândia está na fase de escavação das valas e passagem das redes de esgoto domésticas, não domésticas e de água pluvial (drenagem), além das caixas de inspeção de esgoto, pluvial e cintas da fundação. Já foram finalizados os serviços de arrimo da divisa, drenagem e impermeabilização, o corte e o aterro para a edificação principal. As fundações para os muros de arrimo das ruas Maripá, Madeira e Monte Belo já foram finalizadas. A expectativa de entrega da nova unidade é para novembro de 2025.

Na nova UPA Nacional, a construção avança com a execução do projeto do Corpo de Bombeiros, além da implantação das tubulações de rede elétrica e hidráulica que estão em andamento. O novo telhado já foi instalado, bem como as calhas, rufos, o reboco das paredes e o dry wall. A previsão para a entrega é em abril de 2025.

Autor: jornalista Etiene Egg / Edição: João Cavalcanti